A paixão e a sensualidade do tango poderão ser conferidas no próximo dia 21 de novembro, em Santos, durante o espetáculo Bailariñes Tango History. Com homenagens aos grandes bailarinos do tango no cenário mundial, entre eles, Juan Carlos Copes (que faleceu em janeiro) e sua parceira Maria Nieves, Miguel Ángel Zotto e Milena Plebs, a apresentação seguirá o estilo forte e envolvente do ritmo portenho.
“Nosso objetivo é divulgar a cultura desta dança centenária, que atrai, envolve e aproxima pessoas no mundo todo, sua história e possibilidades artísticas”, diz Alam Blascovich, bailarino, coreógrafo, idealizador e diretor do espetáculo.
Primeiro brasileiro a ser finalista no Campeonato Mundial de Tango (2016 e 2017), em Buenos Aires, Alam explica que o espetáculo terá oito bailarinos em cena, sob sua liderança e de sua parceira, Emanuela Ramos, campeã brasileira de Tango e semi-finalista do Mundial em Buenos Aires, em 2017.
Trata-se do primeiro elenco fora do Rio de Janeiro e contará com quatro bailarinos santistas: Lu Thorlay, Guilherme Santtos, Jéssica Souto e Matheus Barros. Completam o elenco Daniel Aguillar e Cris Almeida, de São Paulo.
“Os casais foram selecionados com muito critério para fazer deste show, de 1h de duração, um presente para a comunidade santista e região”, afirma Alam Blascovich, ressaltando que a montagem visa popularizar o tango na sociedade e valorizar os talentos e a comunidade tangueira de cada região por onde passar.
O projeto será itinerante com apresentações programadas em várias cidades do País. No dia 11 de dezembro será exibido na cidade de São Paulo.
Alam Blascovich é paulista, graduado em Educação Física e pós-graduado em Teoria do Movimento aplicada à Dança de Salão. Desde 2008 participa de torneios internacionais de tango. Integrou o espetáculo Piazzola Tango & Paixão que ficou 1 ano e 6 meses em cartaz no Rio de Janeiro.
Em 2016 participou como coreógrafo convidado do quadro Dança dos Famosos, da TV Globo, cujas duplas Felipe Simas & Carol Agnelo e Vagner Cadete & Ju Valcezia sagraram-se, respectivamente, campeã e 3º lugar.
Antes da pandemia, em novembro de 2019, esteve em Santos, ministrando um workshop de tango promovido pelo Studio Maruki. Surpreso pelo grande interesse dos apaixonados e estudiosos do tango, permaneceu dois dias a mais na cidade para ministrar aulas particulares individuais para homens, mulheres e casais. “Esse fato nos motivou a trazer o espetáculo para a cidade”.
O Bailariñes Tango History é apresentado como um documentário, com muita dança, humor, beleza e magia, que irão surpreender e emocionar a platéia, garante o diretor. Apesar da discografia do tango não ser muito conhecida pelo grande público, a trilha sonora do espetáculo contará com músicas populares como La Cumparsita, do uruguaio Gerardo Matos Rodrigues, e que foi imortalizada por Carlos Gardel.
O espetáculo será exibido no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro), a partir das 19h30, com o apoio do Studio Maruki e Prefeitura Municipal de Santos.
SERVIÇO:
Bailariñes Tango History
Data: 21 de setembro de 2021
Horário: 19h30
Local: Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos)
Convites (R$ 60,00) e informações: 13 99777-4593
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Fatma Thorlay Gomes (Mtb 10.738), 13 99737-0568