Modalidades
Pilates
É um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920. Realizados no Solo ou em Equipamentos exclusivos, a prática visa a perfeita conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
A principal vantagem do Pilates é ser acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida, porque respeita as capacidades (e as necessidades) individuais, acima de tudo. Crianças, gestantes e deficientes também podem praticar.
Os exercícios podem ser executados nas mais variadas intensidades – do nível básico até o super avançado -,
Os 6 princípios fundamentais que devem ser executados durante toda a aula:
Controle dos movimentos (aprimora a coordenação motora);
Centro — Power House (fortalece a musculatura e promove a estabilização do tronco);
Respiração (controle da respiração, tornando-a sincronizada com os outros movimentos);
Precisão (realinha a postura e controla o equilíbrio);
Fluidez (confere leveza ao exercício, sem impactos
muito pesados);
Concentração (visa o foco para realizar os exercícios com a maior eficácia possível).
Benefícios da prática
do Pilates:
Melhora
a flexibilidade;
Melhora a postura, pois
fortalece os músculos
do tronco;
Previne lesões;
Fortalece
a musculatura;
Melhora o sistema
imunológico a
longo prazo.
“Você sabia que o equilíbrio corporal desenvolvido por esse método é uma excelente maneira de abrandar os sintomas de doenças neurológicas, como as de Parkinson e Alzheimer, melhorando a qualidade de vida dos pacientes?”
Tango
O Tango é uma modalidade de dança de salão com características bastante específicas. Dançar tango requer concentração e habilidade para se equilibrar, girar, iniciar movimentos rapidamente, andar para trás, responder aos estímulos propostos (no caso quem está sendo conduzido) e à harmonia e ritmo da música. É uma boa estratégia de controle emocional (ansiedade), coordenação motora e dos movimentos musculares. Respiração e equilíbrio caminham juntos nesta atividade que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (Unesco, 2009).
Dançar Tango melhora a capacidade funcional, promove a sociabilidade e a autoestima, desenvolve raciocínio rápido, precisão, leveza e força, aliados à liberação de emoções relativas à música (Fernandes, 2000).
Portanto, é uma atividade física de caráter social que pode ter valor terapêutico, atuando em disfunções motoras e não motoras. É recomendável, inclusive, como terapia complementar para pessoas com problemas neurológicos, como o Mal de Parkinson.
O Tango pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, podendo ser dançado em pares: homem e mulher, dois homens ou duas mulheres.
Dança de Salão
A expressão Dança de Salão refere-se a diversos tipos de danças a dois, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. São consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como, atividade física.
As danças de salão podem ser caracterizadas de várias formas. Algumas são dançadas predominantemente no mesmo lugar do salão (como o Forró de salão) enquanto outras são dançadas com deslocamento pelo salão (como o Samba, Bolero e Tango).
O deslocamento é chamado de ronda e ocorre circulando o salão no sentido anti-horário. Outra forma de rotular as danças é em relação à conexão (condução). Na condução pelos braços (Ex: Forró moderno, Salsa, Bachata), as figuras são feitas puxando, empurrando e levantando os braços. Na condução pelo tronco (Ex: Samba, Bolero, Tango), os braços acompanham a virada do tronco exigindo uma conexão maior entre o casal.
A dança melhora o condicionamento aeróbico, ajudando na perda de calorias, melhora a coordenação motora e diminui o estresse.
Estilos oferecidos no Studio: Tango, Samba, Bolero, Forró, Zouk e Bachata
Nossas outras modalidades
Sistema de filosofia milenar nascido na Índia, a Yoga busca estabelecer uma integração corpo, mente e espírito. Sem ser religião, aproxima seus praticantes disciplinados a um estado de conexão com o Sagrado. A Yoga é composta por oito partes integradas, os chamados angas. São eles: Yamas (treinamento de atitudes), Niyamas, Asanas (posturas), Pranayamas (controle do processo respiratório) , Pratyahara (recolher os sentidos), Dharana (concentração em foco) , Dhyana (meditação), Samadhi (iluminação).
Para o yogui (aquele que inicia esse caminhar), Yoga desperta o estar no aqui e no agora reconhecendo que sem uma boa saúde física e mental, estados de profunda concentração ficam prejudicados.
A qualidade de Yoga praticado não está no Quê ou no Quanto se faz. Está na Presença enquanto faz. Está no autoconhecimento e autocontrole através do que faz.
Na vida contemporânea, os ciclos naturais de descanso e trabalho, de comer e dormir não são obedecidos e ficamos a mercê de ameaça constante de tragédias, estresses e poluição. Ainda nesse cenário, muitas pessoas descobriram o valor da yoga como um método prático para melhorar, não só as condições de saúde, mas também a qualidade de vida
A aula de técnica de Dança do Ventre é marcada por diversas movimentações do tronco, dos quadris e dos braços. Ondulações, batidas, torções e shimmies. Visa proporcionar uma leitura adequada da riqueza estética da música oriental. Os movimentos, portanto, são executados em função do que a música apresenta em termos rítmicos, melódicos e de estilo, resultando num produto artístico-expressivo coerente entre movimento e som. É encantador e apaixonante!
Com o objetivo de estimular o sistema cardiorrespiratório, intercalamos exercícios de treino de caminhada, trote e corrida com exercícios de resistência muscular. Trabalhamos também alongamento e postura.
Para isso, misturamos várias técnicas. Usamos como base o Pilates, o Ballet Pilates e a Dança. É uma aula que homens e mulheres vão gostar e ainda dá para fazer em família.
Esta atividade é oferecida apenas online.
O Método Meir Schneider Self-Healing – Autocura, com suas propriedades terapêuticas e educativas, possibilita às pessoas o desenvolvimento da consciência corporal, tornando-as agentes principais de sua recuperação ou da prevenção das boas condições de saúde.
Os recursos ensinados ao cliente/paciente, ou aplicados pelo terapeuta habilitado, são técnicas de massagem regenerativa dos tecidos ou automassagem – sempre combinadas com exercícios ativos, passivos e respiratórios.
Ele tem se mostrado muito eficaz na recuperação e reversão de um bom número de patologias, como esclerose múltipla, problemas de coluna, atrofias e distrofias musculares, osteoporose, artrite e artrose, problemas de visão, entre outros.
A Reeducação Postural Global – RPG – consiste em um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular.
A técnica foi desenvolvida na França, no início da década de 1980, pelo terapeuta Philippe Souchard. A RPG previne e trata lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais e lombares.
Através da RPG, o paciente beneficia-se ainda do fortalecimento do tônus postural, da eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais, do alívio de problemas pulmonares, entre outros.
Os exercícios de respiração que fazem parte das sessões de RPG são altamente favoráveis para o equilíbrio emocional e melhora da qualidade de vida do paciente.
As posturas de RPG são orientadas por um fisioterapeuta, através de um tratamento individualizado, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.
As turmas de ballet adulto crescem cada vez mais em todo o mundo e têm proporcionado diversos benefícios para quem pratica a atividade.
É importante ressaltar que a dança é um dos exercícios físicos mais completos que existem e pode ser praticada em qualquer idade.
Não é preciso preocupar-se com a flexibilidade ou em saber de cor os passos, pois a dança é ensinada desde o princípio e os limites do corpo de cada um são respeitados.
Com algum tempo de prática, ganha-se experiência e tônus muscular. Conforme isso ocorre, os professores apresentam passos mais avançados aos alunos.
O ballet aprimora a coordenação motora, estimula a memória por meio do movimento e da musicalidade, melhora a capacidade cardiorrespiratória, aumenta a flexibilidade, reduz a ansiedade e tonifica o corpo todo.
Os benefícios não param por aí: essa atividade também é muito indicada para quem quer emagrecer e não consegue, já que os resultados da dança aparecem no corpo em pouco tempo. Por mais que não pareça, uma aula de ballet faz suar e queimar bastante calorias.
No mais, o ballet adulto é uma ótima maneira de fazer novas amizades. Você troca a solidão da esteira da academia por uma turma de pessoas que aprendem juntas, se divertem, dão risadas, além de ganhar consciência corporal e melhorar a performance em todos os outros tipos de dança.
As vantagens do ballet para a saúde da mente também são imensas. Ele age na memória, na psicomotricidade, melhora o humor, aumenta o rendimento cognitivo e auxilia no processo de socialização, o que pode ser ótimo no caso de você ser tímida.
Movimentos que expressam as emoções
A dança contemporânea não é uma escola ou uma técnica específica e, sim, um novo modo de pensar a dança e que passou a ser desenvolvido em todo o mundo a partir da década de 1970. Ela nos propõe uma investigação de nós mesmos por meio do corpo, nos convida a vasculhar cada detalhe para descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos.
Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Emerge uma nova noção de corporalidade, buscando um sentido mais experimental, menos estratificado. Não existe um corpo ideal e sim um corpo multicultural que tem várias referências.
Benefícios:
- Trabalha o alongamento e a flexibilidade
- Aumenta a força muscular
- Desenvolve a musicalidade
- Melhora a coordenação motora
- Promove a consciência corporal
- Estimula a criatividade
- Proporciona socialização
- Melhora a autoestima
Contribui para um físico saudável e a mente mais tranquila, combatendo o estresse.